quinta-feira, 8 de maio de 2008

Estréia cheia de energia

Istmo é uma estreita faixa de terra de comprimento variado, que liga uma ilha a outra ilha, uma ilha a um continente ou um continente a outro continente. Este blog pretende ser um istmo, um elo entre as principais notícias veiculadas pela mídia e o vestibular. Em outras palavras, pretende destacar e discutir notícias que, de alguma forma, possam inspirar questões nos exames de seleção às universidades pela importância de seus temas. O foco, é claro, será a Geografia, em todas as suas abordagens e escalas: política, economia, sociedade, meio ambiente, Rio, Brasil, mundo.

Para começar cheio de energia, com o perdão do trocadilho, destaco a notícia publicada esta tarde no Globo Online: "Cana-de-açúcar supera pela primeira vez energia hidráulica e já é a segunda matriz energética do país.

A principal fonte de energia no Brasil - responsável por cerca de 1/3 do consumo energético nacional - é o petróleo. Até o ano passado, o segundo lugar cabia à energia hidrelétrica. Em 2007, no entanto, o consumo de hidreletricidade foi ultrapassado pelo consumo de etanol.

O aumento do consumo de álcool pode ser associado a diversos fatores: aumento da produção do etanol, elevação do preço do petróleo e forte crescimento da produção de carros bicombustíveis. Além disso, o aumento do consumo de combustíveis foi mais expressivo que o aumento do consumo de energia elétrica, entre 2006 e 2007.

A notícia é das boas. Mostra que o Brasil tem alcançado sucesso na diversificação de sua matriz energética e, melhor, que essa diversificação tem sido alcançada com base em fontes renováveis de energia.

Clique aqui para ler a notícia completa.

Um comentário:

B. Homsi disse...

Que bacana!
Vou ser o primeiro a comentar no seu mais novo blog! Que foda!
Faber, achei genial a sua idéia de abrir esse novo espaço para colocar notícias que são importantes (não só para alunos como também para qualquer um outro) e úteis, num futuro não tão distante.
Já disse no Rascunho, parabéns por ter se dado ao trabalho de postar nesse também.
Adorei conhecer o que é 'Istmo'. A princípio pensei que fosse 'isto' escrito errado, depois li e entendi XD
Ah, só uma sugestão por enquanto. Coloca a Veja ali em "Aqui tem mais", coloca?!
hahahahah, brincadeira.