quarta-feira, 14 de maio de 2008

Terremoto na China

Há dois dias um terremoto de grande magnitude atingiu a província de Sichuan, na região Centro-Sul da China (veja o mapa). Em algumas cidades quase todos os prédios foram destruídos. O acesso à região é dificultado pelos deslizamentos de terra que tornaram necessária a interdição de inúmeras rodovias. Até agora já foram contabilizados mais de 14 mil mortos e os números tendem a aumentar porque agora começam as mortes indiretas, resultantes não mais do desabamento de prédios e outras estruturas e sim do desabastecimento de água, alimentos e medicamentos.

Os terremotos podem ser ocasionados por diversos fatores mas estão, em geral, associados à tectônica de placas. Este terremoto, que atingiu 7,9 graus na Escala Richter, é resultado da colisão da Placa Eurasiana com a Placa Indiana, no norte da Índia (veja a imagem de satélite). O episódio chama a atenção para o fato de os terremotos serem ainda mais destrutivos quando ocorrem em regiões pobres, sem infra-estrutura preparada para resistir aos tremores e desprovidos de uma rede de sismógrafos que possam alertar a população sobre os tremores, ainda que apenas poucos segundos antes de eles atingirem as grandes concentrações urbanas.

Leia sobre este terremoto aqui.

E neste link você tem acesso ao monitoramento de terremotos em todo o planeta, em tempo real.


Nota: o mapa foi retirado do site do jornal O Globo.


5 comentários:

Unknown disse...

Como se os chineses não tivessem problemas demais pra se preocupar..

"Se bem que o terremoto pode até ser uma solução pros problemas deles!" - Esse seria Malthus na inclusão digital.

Faber disse...

Muito boa a sacada, Miguel! De fato Malthus considerava as catástrofes naturais como eventos positivos, tendo em vista que amenizariam o ritmo desenfreado do crescimento populacional e diminuiriam o risco de fome e pobreza.

Anônimo disse...

essa catástrofe poderia causar maiores preocupações para o governo chinês, tendo em vista os jogos olímpicos?
o medo da infra-estrutura ser prejudicada pelos efeitos naturais?

Faber disse...

Daniel, segundo o governo chinês as estruturas olímpicas não foram abaladas. Aliás, seria surpreendente que entre os bilhões investidos nos estádios e ginásios alguns não fossem dedicados a sustentação em caso de tremores.

Li também, mas não sei se a fonte é segura, que qualquer prédio construído em Pequim deve resistir a tremores de até 8 graus da Escala Richter. Se for verdade, seria interessante descobrir desde quando isso está em vigor.

Suzana disse...

caramba, que hype... terremotos on time...