segunda-feira, 14 de julho de 2008

Gigantes Globais


A inspiração está passando longe, mas três fatores motivaram este texto. Em primeiro lugar, ficar algum tempo sem postar é aceitável, mas completar um mês sem novidades é demais. Além disso, dois de meus quatro leitores reclamaram no texto anterior que isso aqui anda muito parado e se a insatisfação popular derruba governos, não quero ver o que ela pode fazer com blogs. E, finalmente, quando abri o Globo de hoje li em letras garrafais: InBev compra Bud e cria a maior cervejaria do mundo.

Este é só mais um episódio de uma tendência cada vez mais consolidada. Em um momento de crise no capitalismo mundial, muitas vezes a única saída é a concentração de capitais. Fusões e incorporações de empresas transnacionais são efetuadas todas as semanas em todos os cantos do planeta como estratégia de redução de custos, ampliação das margens de lucro, ampliação de mercados, enfim: estratégias de sobrevivência. O caso da Inbev, aliás, é bastante emblemático.

Em 1998, Brahma e Antartica, as principais cervejarias brasileiras, efetivaram uma fusão e deram origem à AmBev, a segunda maior cervejaria das Américas. Há alguns anos a Ambev aliou-se à belga Interbrew, dando origem à InBev, a segunda maior cervejaria do mundo. E agora, a Anheuser-Busch, já fruto de uma fusão, foi incorporada à Inbev. Formou-se uma gigante mundial do setor de bebidas.

Esta gigante garante seu lugar ao lado de outras gigantes globais, resultado de concentração de capitais, cada uma em seu setor: TimeWarner nas comunicações, Glaxo Smithkline na farmacêutica, Mitsubishi UFJ Financial Group nos bancos...

Para ler mais sobre a tendência de concentração de capitais, clique aqui e aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Faber! Apesar de não comentar, tmb sou leitor frequente do seu blog..
Continue postando, a sua idéia em criar esse blog foi mt boa!

André Lima disse...

4 bons leitores eu diria. Ali no contador tá dizendo 642 visitas. Isso dá 160,5 visitas por leitor. Assíduos e insistentes eles. Não li o post todo. Acho que foi a minha 0,5 visita.
(qta bobagem!..hehe)

Rafaela Marinho disse...

Logo que vi uma matéria sobre isso, lembrei de você falando sobre essas fusões na sala de aula! hahaha
Boa escolha!